As lives no Instagram hoje não são mais novidade. Foi notório o crescimento absurdo desse tipo de formato nos últimos anos. Segundo uma pesquisa feita pela Business Insider, no início da quarentena houve um crescimento de 70% no número de visualizações nas transmissões feitas por esta rede social em especial, porém, sua eficácia já é destaque há algum tempo.
O próprio Google também divulgou nos números do YouTube em 2017, que os canais com 1 ou 2 lives por semana alcançaram um crescimento de 70% no tempo de exibição do canal e de 40% em novos inscritos em comparação com outros formatos de conteúdo.
Marcas, artistas e influenciadores de todos os nichos apostaram e ainda apostam muito nesse formato, que cada vez mais vem sendo acessível e popular entre as pessoas. Pensando nesse crescimento, neste artigo você conhecerá alguns fatos interessantes sobre live no Instagram. Afinal, posicionar-se na internet hoje em dia é essencial para aumentar o engajamento virtual e angariar novos clientes.
Vem com a gente!
A live no Instagram aumenta a visibilidade do seu negócio
Um dos motivos de diversas marcas e influenciadores buscarem investir nesse tipo de plataforma é pela possibilidade de aumentar sua visibilidade nas redes sociais e, consequentemente, do seu negócio. Uma live no Instagram fica destacada na barra próxima aos stories, facilitando a entrada de novas visualizações. Dessa forma, imediatamente as pessoas são informadas de que você está transmitindo algo. Além disso, os seguidores recebem uma notificação quando uma live é iniciada.
Estímulo e engajamento virtual
Outro ponto importante da live do Instagram é o fato de que elas auxiliam no engajamento online, uma vez que os seguidores podem comentar e interagir enquanto ocorre a transmissão. Além disso, o Instagram está sempre buscando trazer novas ferramentas para facilitar ainda mais a interação dos usuários. Um exemplo é a área de perguntas que pode ser aberta dentro da live. Com isso, as lives se tornaram uma excelente ferramenta para dialogar com o público, seja para responder perguntas ou para falar sobre um produto ou serviço.
Estimulando uma nova geração de leads
As lives do Instagram serviram e ainda servem para ampliar a geração de leads dentro do seu negócio. Uma live estimula diretamente o FMO (Fear of Missing Out), “medo de perder algo importante”, que é o conceito de que as pessoas tendem a clicar em uma transmissão com medo de perder algo importante. É através desses gatilhos, que a sua marca poderá experimentar diversas abordagens diferentes para gerar um aumento de leads.
Fortalecendo o tráfego orgânico
O fato é que as lives fortalecem consideravelmente o tráfego orgânico. Quando falamos de marketing digital, as estratégias orgânicas são muito discutidas, sendo tão importantes quanto as estratégias pagas. Sendo assim, as lives do Instagram tem como diferencial o estímulo dessa audiência orgânica, de forma que os usuários possam interagir durante a transmissão.
Porém, para que isso ocorra, é necessário planejar bem sua live escolhendo um tema que seja relevante para o seu público. Uma vez feito isso, você terá mais chances de ver pessoas compartilhando a sua transmissão, gerando assim novos leads.
E são por todos esses motivos que listamos acima, e isto está muito claro, que fazer lives ainda será um poderoso meio de distribuição de conteúdo.
Mas o que preciso saber para fazer uma live de sucesso?
Eis a questão, se você está começando e quer acertar, vamos te dar algumas dicas valiosas que irão te ensinar como fazer uma live de sucesso no Instagram.
Afinal, realizar uma live é muito mais do que ligar a câmera e ficar ao vivo, é preciso ter clareza dos objetivos por trás dessa ação e ter o mínimo de planejamento e organização para que dê resultado.
Entre as principais vantagens da transmissão ao vivo estão: a maior visibilidade para a marca, o incentivo a interação com o público, credibilidade do know-how da especialidade da empresa e aumento das vendas quando agregada a outras estratégias. Preparado? Segue as dicas!
Prepare um roteiro e estabeleça a duração
Mesmo nas transmissões mais informais é importante criar um roteiro básico de informações e tópicos a abordar, para que a live siga uma certa lógica.
Após fazer um roteiro defina um horário de duração para a live de acordo com o tempo limite que o Instagram permite.
Treine antes de iniciar a transmissão
Assim como em uma gravação, ou uma apresentação ao vivo, um ponto importante para se preparar para a sua live é o ensaio.
Faça uma gravação no seu celular ou câmera, simulando a live e seguindo o roteiro, com isso você vai:
- Melhorar o roteiro;
- Verificar possíveis erros ou lacunas;
- Observar a qualidade da luz, som e aparência do ambiente;
- Se soltar mais ao falar com a câmera.
Faça uma checagem
Uma hora antes da transmissão (ou até mais dependendo da complexidade), faça uma checagem completa. Prepare uma checklist como este exemplo, para não esquecer nada:
- Conexão da internet;
- Baterias carregadas;
- Carregadores a disposição (caso a Live dure muito tempo);
- Teste de microfone;
- Iluminação.
Aqui uma dica extra importante: caso você queira transmitir sua live simultaneamente no Instagram e em outras plataformas, é possível utilizar ferramentas como o OBS (Open Broadcaster Software).
Inicie com uma breve apresentação
Independente do assunto abordado, é importante fazer uma breve apresentação e introdução sobre você e o tema da live, de maneira objetiva, para não ficar cansativo, e estimulando o interesse no assunto.
Interaja com a audiência
Não tem como fazer uma live sem considerar os momentos de interação, isso é impossível. Um dos grandes diferenciais das transmissões ao vivo é exatamente a possibilidade de interagir com o público.
Seja abrindo espaços no horário (e no roteiro) para selecionar perguntas ou lendo os comentários durante a live, a interação é um momento muito importante na transmissão ao vivo para manter o público conectado.
Se promova!
Aprendeu como fazer uma live, mas não tem ideia de como concluir ela? É muito fácil, agradeça seu público e promova-se.
A gratidão e a humildade são dois aspectos que geram uma ótima impressão em quem interage com você, use isso a seu favor, agradeça a companhia da sua audiência, chame-os para dar a opinião sobre sua live e acompanhar as próximas transmissões, sempre objetivamente e sem rodeios.
E aí, gostou de conhecer mais sobre as curiosidades e dicas sobre live no Instagram? Então aproveite para ler outros conteúdos em nosso blog e não deixe de contatar os nossos especialistas para você planejar uma live que aumente a visibilidade do seu negócio, atraia novos visitantes e estimule o surgimento de leads.