É cada vez mais notável como o consumo de conteúdos via internet tem revolucionado o mercado em todos os seus segmentos. No entanto, algumas tendências são tão marcantes que merecem um destaque a mais, como é o caso do Live Streaming.
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Saiba como utilizar Live Streaming no seu segmento
Esse conceito mudou a forma de compartilhamento de vídeos online, mas muito mais do que isso, com a chegada da pandemia e as recomendações de se ficar em casa, os Lives Streamings passaram a cumprir o papel de disseminador de entretenimento, informação, ideias, produtos, marcas, serviços e muito mais.
A revolução do Live Streaming
Live Streaming é o nome que se dá à tecnologia utilizada para transmissões online ao vivo, seja para o compartilhamento de vídeo, áudio ou dados que são acompanhados em tempo real por meio dos dispositivos conectados.
Ao contrário do que muita gente acredita, as estratégias envolvendo esse tipo de transmissão não surgiram no último ano, mas sim, alcançaram maior destaque justamente em 2020, ano em que a pandemia de Covid-19 começou a alcançar proporções maiores no mundo.
A ferramenta vem sendo utilizada como forma de entretenimento em vários canais da internet e redes sociais, mas outros diversos setores já se deram conta do poder que ela tem e por isso, essa tecnologia tem sido aproveitada por empresas dos mais variados segmentos no mundo todo.
Existem muitas plataformas profissionais que disponibilizam os serviços de Live Streaming, desde redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube, até empresas especializadas em transmissões ao vivo online.
Live Streaming como ferramenta de marketing para as empresas
Live Streaming como estratégia de marketing para as empresas está associada a ações promocionais que podem ser feitas por meio desses canais. Através desta alternativa é possível criar engajamento com o público e garantir uma visibilidade muito maior do conteúdo transmitido.
As interações com o usuário ocorrem em tempo real e possibilitam uma ótima captura de leads, dependendo do tipo de evento realizado. Por meio dessa tecnologia, as estratégias de inbound marketing são aplicadas de uma forma muito natural e eficaz, porque são feitas com base em segmentação.
Em quais estratégias o Live Streaming pode ser aplicado?
Há diversas possibilidades para aplicar o Live Streaming e a escolha irá depender do tipo de estratégia realizada e seu objetivo. Algumas das aplicações mais comuns são:
- Live shopping: vender, divulgar ou fazer demonstração de produtos;
- Transmitir eventos corporativos de comunicação interna;
- Transmitir palestras ou workshops;
- Transmitir eventos esportivos;
- Videoaulas ao vivo;
- Transmitir shows e demais eventos, inclusive religiosos;
- Transmissões ao vivo para ampliar a audiência de algum tipo de evento que está ocorrendo de forma presencial;
- Transmitir vídeos de forma monetizada.
Precisamos destacar o live shopping, que oferece a possibilidade de realizar vendas de produtos ou serviços em tempo real. Além de apresentar os produtos, é possível esclarecer as dúvidas do público e colocar à disposição links para páginas de vendas.
A grande vantagem da Live Streaming, que norteiam todo trabalho desenvolvido sob essa tecnologia, é que ela possibilita uma interação muito grande com o público e tudo acontece em tempo real. Dessa forma, cria-se relações únicas e mais próximas e um vínculo que faz toda a diferença no engajamento com os consumidores.
Como acertar na escolha da plataforma ideal
Agora que você já entendeu como utilizar uma Live Streaming no seu segmento, é importante também saber como escolher a plataforma ideal para as suas lives de acordo com os seus objetivos. Seguem três dicas para acertar na escolha da plataforma de streaming e entregar seu conteúdo de forma confiável e profissional.
Funcionalidade confortável
No final do dia, você precisa de uma plataforma com a qual se sinta confortável para trabalhar. Se você é novo em uma determinada plataforma de streaming, é compreensível sentir-se fora da sua zona de conforto.
É por isso que é vantajoso encontrar plataformas que você pode usar gratuitamente ou que oferecem testes gratuitos – dessa forma, você pode realizar experimentos com a interface do usuário e as configurações disponíveis para determinar os ajustes certos.
É claro que você não vai querer apenas uma plataforma que possa usar confortavelmente, mas também quer uma que tenha todos os recursos extras de que você precisa, como bate-papo de texto, para interagir com público, ou recursos de arquivamento, para que os espectadores possam assistir às transmissões mesmo depois de você não estar mais ao vivo.
Suporte ao cliente
O suporte ao cliente é um fator-chave para determinar se uma plataforma de streaming é confiável o suficiente para uso. Se sua transmissão travar enquanto você estiver ao vivo, os espectadores terão que esperar até que a transmissão retorne. Escolha sempre uma plataforma que ofereça suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Mesmo se seu equipamento de streaming for de primeira linha, dificuldades técnicas podem atingir outros componentes do stream, muitos dos quais o suporte técnico pode ajudá-lo.
Esta é uma das principais dicas para selecionar a plataforma certa de transmissão ao vivo porque, sem suporte técnico, a recuperação de uma transmissão travada provavelmente levará mais tempo e resultará em muitos transtornos.
Compatibilidade de Hardware
Seu hardware é um dos componentes mais essenciais de sua configuração de transmissão ao vivo. Se você deseja liderar um fluxo profissional, não comprometa a qualidade do equipamento por nenhum motivo.
Ter tecnologia profissional, como iluminação de estúdio de transmissão, é essencial para uma boa configuração de transmissão ao vivo, mas, neste caso, o problema pode ser o codificador.
Algumas plataformas requerem que os streamers usem um codificador específico para ir ao vivo em seu serviço. Em última análise, o que você precisa é uma plataforma que possa oferecer suporte à sua tecnologia de alta qualidade.
É importante destacar que encontrar a plataforma de streaming perfeita requer mais do que se inscrever e começar a transmissão ao vivo. Para obter os melhores resultados para os seus serviços, você precisa descobrir quem é seu público, o que ele deseja e onde está, dessa forma, fica mais fácil escolher a melhor plataforma.
Gostou deste artigo? Se você ainda tem dúvidas sobre como realizar Live Streaming e de que forma aliar essa tecnologia às estratégias do seu segmento, entre em contato agora mesmo com nossos especialistas que teremos prazer em ajudá-lo!