A câmera é um dos elementos fundamentais de uma transmissão ao vivo, por isso é muito importante saber qual câmera é a melhor para cada momento específico.
No texto de hoje vamos falar sobre as melhores câmeras de streaming. Porque entendemos o quanto é importante ter alguém que possa nos ajudar com uma boa dica, sempre que pensamos em iniciar uma vida de aventuras repleta de registros, seja pensando como um profissional ou como para aqueles que só desejam registrar momentos importantes do seu cotidiano.
Vamos começar listando os tipos de câmeras, indicadas para iniciantes, até as pensadas para os que desejam iniciar nesta profissão de transmissão ao vivo.
Mas entenda, essas dicas não têm como objetivo anunciar modelos a serem comprados, e sim, trazer para vocês as funções que cada câmera pode ter, de acordo com cada finalidade.
E então, vamos começar?
Começamos listando dos tipos mais indicados para os iniciantes até chegarmos aos avançados:
Webcam – A webcam é uma ferramenta poderosa para quem está começando no mundo da transmissão ao vivo por três motivos simples.
- Primeiro – Para usar uma webcam, você só precisa conectá-la a um computador, abrir um programa de streaming e enviar conteúdo. Caso você deseje um resultado melhor, basta fazer algumas configurações básicas.
- Segundo – A fácil integração, pois a webcam é compatível com a maioria dos programas utilizados para transmissão, alguns deles até diretamente online, sem a necessidade de nenhum programa de instalação no seu computador.
- Terceiro – Com boa relação custo-benefício, existem muitos modelos de webcam, do mais barato ao mais caro, que podem chegar a 4k de resolução, e a melhor parte é que eles oferecem uma qualidade muito razoável para futuras transmissões por uma fração do custo de outros tipos.
Mirrorless – São aquelas que não possuem um espelho central e são mais adequadas para transmissão do que as DSLR por vários motivos. As câmeras DSLR e Mirrorless não foram projetadas para ficarem ligadas por tanto tempo, portanto, é interessante ficar ciente de que isso reduzirá significativamente a vida útil do seu dispositivo.
Uma grande vantagem de usar câmeras DSLR e Mirrorless é a possibilidade de usar várias lentes diferentes e assim se adaptar a diferentes situações de disparo e iluminação. As câmeras DSLR comparativas estão sendo gradativamente substituídas pelas Mirrorless pelos seguintes motivos: a primeira, é a praticidade de serem mais leves e compactas, por possuírem menos componentes, fato interessante, por não possuírem espelho para fotografar, o que você vê na tela LCD geralmente é muito próximo do que você obtém na imagem final, o lado positivo é que os modos de vídeo da câmera Mirrorless estão sendo constantemente desenvolvidos para obter melhor qualidade. Por fim, as câmeras sem espelho oferecem foco automático muito melhor, por usarem o mesmo sensor para processamento de imagem e foco automático.
Camcorders – Uma câmera que entra em uma categoria que não é muito conhecida do público iniciante. O objetivo é falar sobre as situações, em que uma Camcorders de entrada acaba sendo mais interessante do que uma DSLR ou Mirrorless.
Em termos de usabilidade, já que a maioria deles não tem o recurso de troca de lente, é muito mais fácil de usar porque você está trabalhando com o que ela oferece em termos de qualidade óptica. Engana-se quem pensa que por não ter a possibilidade de trocar a sua lente ela irá entregar uma qualidade baixa, existem muitas com sensor full frame no mercado que grava em resolução 4k.
Em termos de operação, porém, pode-se destacar que vários modelos possuem filtros ND embutidos e controle de ganho de luz, a vantagem também é a possibilidade de contar com a praticidade de utilizar uma fonte de alimentação externa, para que você possa gravar ou transmitir por muito tempo sem problemas, mas a maioria oferece duas entradas de cartão, conexões XLR para áudio com microfones profissionais, bem como saída de vídeo SDI para automonitoramento ou até mesmo gravação. e finalmente algumas filmadoras As versões mais recentes oferecem streaming direto na câmera através de vários protocolos diferentes.
Câmera de Cinema – Como você já deve ter percebido, quase todos os tipos de câmeras podem ser usadas para streaming, então por que não usar uma câmera de cinema? Porque para quem inicia no audiovisual, pode ser estranho pensar em uma câmera de cinema para isso.
E se nós dissermos que hoje existem modelos que com pequenas modificações podem conseguir quase tudo o que poderia ser uma câmera Broadcast, você mudaria seu modo de pensar? Pois é, atualmente pode-se dizer que as câmeras de filme são talvez as mais versáteis, por dois motivos:
- O primeiro é a compatibilidade de lentes, uma câmera de cinema aceita lentes fotográficas, lentes de cinema e também de Broadcast, ou seja, teremos uma grande variedade de opções, para os diferentes tipos de cenários em que iremos utilizar.
- O segundo é a compatibilidade de acessórios, podemos escolher utilizá-las na bateria ou diretamente na energia. Através de suas saídas de vídeo podemos utilizar, uma infinidade de motores diferentes para referência, e algumas aceitam módulos até para utilização de fibras, que até pouco tempo eram exclusivamente das câmeras Broadcast.
Finalmente, é importante salientar que, as câmeras de cinema possuem grades sensores com resolução em até 12K, que permitem excelentes resultados em termos de qualidade no vídeo.
Câmeras de Broadcast – Chegou a hora de falar da nossa primeira opção quando pensamos em transmissão ao vivo, aqui na Whido.
As câmeras broadcast, são práticas de operar pois elas tem, filtros ND embutidos, na mesma lente, conseguindo te dar uma grande amplitude de zoom, ou seja, dependendo da lente você consegue uma grande abertura, e ainda a possibilidade de captar em detalhes algo que esteja muito distante.
Além disso, com apenas um cabo de fibra óptica você consegue levar energia, comunicação, vários sinais de vídeo, e o controle remoto da câmera, para o local da produção. Ela também tem muita segurança de operação. Sem entrar em mais detalhes nós podemos ainda destacar, que elas são ergonomicamente as mais indicadas para operação sem tripé, por isso são tão utilizadas no jornalismo mundo afora, pois também contam com um alto nível de proteção, para condições adversas de tempo sem perder em qualidade para outras câmeras.
É importante falar que em termos de preço, um kit completo de câmera Broadcast é possivelmente muito mais caro do que todas as outras, mas sem dúvidas, é o que existe de melhor, na nossa opinião para transmissões ao vivo são práticas de usar porque possuem filtros ND embutidos.