Conheça a

Qual a importância do Coach para um Pro Player

Provavelmente a maioria nem deve imaginar, mas existem várias profissões escondidas por trás dos Esports. Elas surgiram a partir do aumento da demanda de campeonatos de jogos online.

Hoje no Brasil temos diversas ligas que competem pelo mundo afora e como o gerenciamento de uma equipe não é fácil, foi preciso profissionalizar as pessoas que atuavam por trás dos jogadores.

Neste texto explicamos a relação entre o Coach e o Pro Player.

Entenda como é ser um Pro Player

Os Pro Players, conhecidos como atletas digitais, são jogadores profissionais de videogame que ganham dinheiro participando de competições e campeonatos.

Parece um mundo divertido e com diversas vantagens, como o sonho de uma criança que pula de felicidade por poder jogar o dia inteiro.

Porém o mundo dos atletas digitais é mais complexo do que imaginamos, eles passam horas estudando estratégias e técnicas dos seus adversários, treinando jogadas individuais e em equipe. Durante uma partida a equipe deve estar alinhada e pensar em cada jogada que será feita, levando em consideração os pontos fortes dos integrantes da equipe individualmente.

Imagine que um time de futebol tenha jogadas ensaiadas, são horas e horas treinando-as, o mesmo acontece com os Pro Players, eles precisam treinar com disciplina e foco assim como os atletas dos esportes tradicionais.

Assim como no futebol e no vôlei, os esportes eletrônicos têm regras e objetivos. Os jogadores precisam trabalhar em equipe para atingir o objetivo, que é disputar contra outros adversários e vencer.

Para exercer essa profissão os Pro Players precisam ter um bom condicionamento, praticar atividades físicas e realizar alongamentos durante os campeonatos e treinos, isso é extremamente importante para evitar lesões no pulso, pescoço e ombros.

Manter horários adequados de sono, vida social e momentos de descanso, faz com que o jogador tenha mais foco e um melhor desempenho.

Além de sofrerem uma grande pressão, a ansiedade é algo que precisa ser cuidado e trabalhado com os jogadores. Então, se você tem o sonho de se tornar um jogador Pro, é necessário fazer acompanhamento psicológico, para trabalhar seu emocional e desenvolver ferramentas mentais para aumento de foco, concentração e resiliência.

Isso não é trabalhado para times e jogadores amadores. A performance mental é um dos pontos mais importantes a se desenvolver em um Player, porque, depois de passar horas em uma partida que exige extrema concentração e causa grande estresse, é preciso ter ferramentas para conseguir se desligar do mundo online e relaxar no mundo real, para retornar no outro dia em uma nova partida alucinante.

Como está o mercado de Esports

Dados do Esports Charts, site especializado no mercado de Esports, mostram que em 2021 os campeonatos oficiais de League of Legends, tiveram mais de 660 milhões de horas assistidas, um aumento de quase 13% em comparação a 2020.

A maior audiência foi na final do Worlds 2021, o Campeonato Mundial, disputada em 6 de novembro entre a chinesa EDward Gaming (EDG) e a sul-coreana DWG KIA. Foram mais de 4 milhões de espectadores, o equivalente a 50 estádios de futebol.

Com a profissionalização dos atletas nas mais diversas modalidades do Esports, criou-se uma gama de serviços “tradicionais” e novas profissões que dão suporte e estrutura às equipes para poderem treinar e traçar estratégias.

Existe uma rede de apoio para os atletas, como fisioterapeutas, médicos e psicólogos, social media, pessoas que cuidam do administrativo da equipe.
As atividades dos Esports no Brasil já são, atualmente, regulamentadas por uma organização: a Confederação Brasileira de Esports, cujo objetivo é estabelecer parâmetros para que determinado torneio possa ser considerado profissional. Há, inclusive, clubes de futebol brasileiros com times de Esports, como o Flamengo, por exemplo.

Quais as funções do Coach, o treinador de Esport?

A área de gerenciamento de jogadores, é sem dúvidas uma dessas que poucos conhecem, pois até alguns anos atrás ninguém imaginava que um hobby poderia virar profissão. Dentro dessa realidade surgiu a necessidade de novos profissionais.

Falando mais especificamente sobre a função de Coach, o treinador de Esport, o que podemos destacar é que essas pessoas são responsáveis pelo dia a dia das atividades dos jogadores em uma liga profissional.

Esse profissional precisa exigir disciplina e concentração dos seus jogadores, acompanhar e cuidar da saúde física e mental, para que não haja desgastes durante os treinamentos e para que no dia do campeonato todos estejam preparados para competir.

Isso parece uma tarefa simples se compararmos com os treinadores dos esportes tradicionais, mas para o treinador de Esport o trabalho vai além de apenas treinar e coordenar os jogadores.

Pelo fato da partida acontecer em um ambiente virtual, a grande quantidade de estímulos e pressão que ocorre durante uma partida são grandes, causando grandes efeitos físicos e mentais nos jogadores. O “treinador” ou “coach” de Esport precisa ficar atento às necessidades do seu time, como alimentação, beber água, ir ao banheiro, parecem coisas óbvias, porém levando em consideração que pessoas que jogam por hobby passam até 32h seguidas jogando, imagina a rotina de um Pro Player.

Essa preocupação cabe ao Coach, essa é umas das suas principais funções, cuidar da integridade física e mental dos seus jogadores.

Uma liga profissional é composta por uma série de atividades que todos precisam executar para que ela funcione adequadamente, com base nisso, o treinador de Esport possui mais algumas funções que cabem a esse profissional se preocupar, que vamos listar abaixo:

  • Acompanhar o time pessoalmente na competição, isso inclui dias de jogo e atividades oficiais;
  • Repassar informações do campeonato ao time e traduzi-las se necessário;
  • Garantir que o time tenha suas dúvidas sanadas, quando é algo relacionado ao campeonato;
  • Reportar para a organização problemas que aparecem, como lesões dos jogadores, troca de integrantes dos times ou coisas relacionadas a parte mais técnica, como emissão de vistos;
  • Resolver problemas relacionados ao regulamento ou à logística do campeonato.

Como você pode notar, são funções que passam despercebidas para a maioria das pessoas e principalmente do público que consome transmissão de Esports, porém é vital para que tudo aconteça perfeitamente.

Levando em consideração a rotina de treinos e estudo que os Pro Players precisam ter, pensar em todos esses aspectos poderia comprometer o rendimento da equipe.

Os profissionais que participam de competições de games, sendo jogadores ou não, possuem um renda média entre R$ 3 mil e R$ 20 mil, dinheiro proveniente de premiações, publicidade e venda de produtos.

Isso faz com que o mercado de jogos se torne o novo queridinho para quem busca emprego bem remunerado e com estilos de trabalho irreverentes. Mas como lemos acima, trabalhar profissionalmente no universo gamer não é uma tarefa simples ou fácil.

Nesse artigo descobrimos que um mundo de oportunidades estão escondidas por detrás de um campeonato de games, hoje a estrutura dos campeonatos são grandiosas e quando falamos em arrecadação devemos pensar em milhões de reais segundo Esports Charts.

Quer ficar por dentro dos assuntos do mundo dos games, acompanhe nosso Blog, que está repleto de novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *