A verdade é que aquela era em que os jogos eram associados às crianças e adolescentes definitivamente já passou. Agora, o setor movimenta bilhões ao alcançar um público altamente qualificado e diversificado.
E é muito provável que se você chegou até este artigo, é porque já tenha uma boa noção de como o mercado de games tem um potencial gigantesco de crescimento.
Pensando nisso, vamos explorar aqui o potencial do mercado de games. Vem com a gente!
Dados e estatísticas para você ficar por dentro
Vamos começar com o dado que provavelmente já será um dos mais surpreendentes: em 2022, 74,5% dos brasileiros são adeptos a pelo menos uma modalidade de jogo eletrônico, segundo a 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), o que representa um crescimento de 3,5% em relação ao ano anterior.
Ao nos aprofundarmos no perfil dos gamers, encontramos outras estatísticas que merecem uma atenção especial:
- As mulheres são a maioria entre os jogadores, totalizando 53,8% do público total;
- A faixa etária predominante dos gamers é de 25 a 34 anos (33,6%), seguido da faixa de 16 a 24 (32%);
- 40% preferem jogar pelo PC/computador, 43% pelo videogame e a grande maioria esmagadora de 86% pelo smartphone;
- Apenas entre 2017 a 2020, o número de idosos gamers (com idade entre 55 a 64 anos) cresceu 32%, e a tendência é de que essa estatística continue crescendo.
Pensando em entrar para as estatísticas?
A pergunta que vamos te fazer agora é: Quer lançar, ao longo do ano, o seu negócio no segmento? Vem com a gente, que iremos te ajudar a responder essa e outras perguntas, te dando as informações necessárias para que você fique por dentro desse mercado, a partir de agora.
Entende o potencial de crescimento do setor
Como você viu acima, o público do mercado de games é muito diverso e vasto, o que traz ainda mais potencial para ele, e para quem decide investir nessa demanda, é claro.
A Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC Brasil mais recente, obtida com exclusividade por Tilt, mostra que nos próximos três anos o mercado brasileiro irá dobrar. A estimativa é que a receita total de videogames e esportes eletrônicos no país chegue a US$ 2,8 bilhões (cerca de R$ 13 bilhões) em 2026. De acordo com o relatório, em 2021, ela foi de aproximadamente US$ 1,4 bilhão.
No ranking mundial de receita no mercado de games, o Brasil ocupa o 12º lugar e em 2021 superou o México e se tornou líder na América Latina. A previsão é que em 2026 o Brasil represente 47,4% da receita total da América Latina. É muito dinheiro, não é mesmo?
A essa altura do campeonato você já deve estar bem convencido de que o investimento no mercado de games é uma excelente pedida, não é mesmo?
Mundo digital conectou ainda mais os gamers
A verdade é que as pessoas estão cada vez mais conectadas. O desenvolvimento da internet tornou os smartphones populares, com isso, o mercado de games também cresceu e houve uma mudança na forma de criar e jogar videogames.
No passado, jogava-se sozinho, no máximo em duplas por meio de um console físico. Depois, passamos a nos conectar online via computadores, mas os jogos ainda não eram tão acessíveis. Os celulares revolucionaram a forma de jogar, criando interações e tornando possível experimentar o videogame de uma nova perspectiva.
A indústria dos jogos eletrônicos tem tudo para se consolidar com a chegada do sistema 5G, tornando os games ainda mais atraentes e acessíveis. Assim, o Brasil caminha para se tornar o 10º maior mercado gamer do mundo – os maiores atualmente são, respectivamente, Estados Unidos e China.
Twitch é um dos fenômenos da indústria
O mundo digital avança e estreita laços com os consumidores. Com a Twitch, plataforma que surgiu em 2005 e teve seu boom em 2010, veio à tona um número surpreendente de usuários engajados, fãs de marcas e gamers consagrados, que criaram uma rede com números incríveis. São 140 milhões de espectadores digitais mensais. Através da plataforma, é possível compartilhar telas em tempo real, tecer comentários, ouvir áudios e desenvolver interações profundas com os usuários.
Isolamento social favoreceu mercado de games no mundo
Com o isolamento social causado pela Covid-19, muitas indústrias sentiram um forte impacto econômico. Mas o mercado gamer, ainda superando crises, percebeu um número maior de usuários conectados em pelo menos algum jogo online. O motivo é simples: mais pessoas em casa, mais pessoas conectadas.
A popularidade dos games online também cresceu com o mercado de Esports. A cada ano, novas competições digitais surgem, movimentando muito a indústria. Pessoas dos mais diferentes lugares do mundo competem e se conectam em partidas eletrizantes e repletas de emoção.
Inovação é a principal regra
A inovação gera competitividade, que melhora década a década o mercado de videogames no mundo. O tremendo sucesso dos jogos online atualmente mostra a importância de inovar constantemente no conteúdo e formato dos games.
A tecnologia é fundamental para criar elementos realistas e atrair usuários cada vez mais exigentes. O desenvolvimento da indústria se ampara no desenvolvimento de tecnologias que fazem os games mais reais, com melhores gráficos e jogabilidade 100% eficiente. Que tal se tornar um streamer de games e surfar na onda da tecnologia?
Mas, o que é necessário para começar a fazer uma transmissão?
Pensando nesse cenário, muitas pessoas têm o desejo de iniciar as suas transmissões e conseguir um espaço nesse meio do Streaming de games. Mas como começar? Quais são os passos?
Confira abaixo o que é necessário para você fazer um streaming de games:
Especificações técnicas
Para se transmitir uma live de qualidade, o computador deve possuir alguns parâmetros técnicos, essas recomendações são feitas para manter a estabilidade da live, conseguindo assim prender a audiência.
Obviamente isso não é um limitador definitivo, e você pode tentar transmitir uma live mesmo que o seu computador possua parâmetros inferiores. O que importa é manter a qualidade da transmissão e do conteúdo apresentado.
A recomendação é que seu PC possua ao menos um Intel Core i5-4670 ou algum AMD equivalente e 8GB de memória RAM.
A internet também é um aspecto importante e é recomendado que a taxa de bits seja entre 4.000 e 6.000 Kilobytes por segundo. Isso gira em torno de 5 Mbps a 7 Mbps.
Essa velocidade é para entregar uma transmissão de 1080p a uma taxa de 60 quadros por segundo. Para uma transmissão em 30 fps, a recomendação cai para 3,500 a 5,000 Kbps que fica entre 4 e 5 Mbps.
Essas configurações são necessárias pois o seu PC, além de exercer as suas funções normais, irá capturar e transmitir a tela, o que exige bastante do computador. Caso opte por transmitir partidas de jogos direto de seu computador, aí você irá precisar de uma configuração muito superior.
Equipamentos
Quando falamos de games, é interessante mostrar o seu rosto para as pessoas. Isso cria uma familiarização e aumenta as chances de elas permanecerem e voltarem para sua live.
Uma webcam que grave em 1080p e 60fps, é uma ótima opção. Adquirir uma boa iluminação através de uma softbox fará muita diferença. E, se você quer ir além, aposte no famoso chroma key.
Lembre-se que a qualidade do áudio também é extremamente importante, então aposte em um bom microfone para as lives. E para mandar bem nos jogos e estar atento em tudo, possua um bom headset.
À medida que você for se profissionalizando, considere comprar um controle rápido de stream. É um painel que te leva rapidamente para os programas mais importantes. Um controle de câmeras também é uma boa sugestão.
E por fim, é interessante possuir dois monitores. Um que ficará exclusivo para os games, e outro que ficará com a parte da live em si, como configurações e chat.
Mais algumas dicas valiosas sobre transmissão
A primeira dica importante é fazer uma transmissão de games interessantes, mas que poucas pessoas transmitem. É crucial, principalmente no início, que você tente se destacar. Fazer a mesma coisa que todos fazem não ajuda em nada. Na verdade, só atrapalha.
A segunda dica é manter uma boa interação com o seu público. A maioria das pessoas não estará ali para ver a gameplay em si. Elas vão lhe assistir para ouvir seus comentários e para interagirem com você.
Nossa terceira dica e última dica, também muito importante, é ser consistente. Tente manter um horário fixo para as suas lives. Mais para frente, o seu público saberá exatamente a hora que você irá começar e entrarão na sua live com mais rapidez.
Fazer uma live é algo bastante prazeroso e que ainda pode render um bom dinheiro. Como tudo na vida, é preciso ser persistente, pois os resultados só virão com o tempo.
Para tirar o seu projeto do papel, não hesite em conversar com a equipe de especialistas da Whido, uma empresa especializada no mercado de games e esportes eletrônicos pioneira em live streaming. Entre em contato com a gente!
2 Comentários
Nossa né senti extremamente desenformado e empolgado para trabalhar no setor de games pra ontem.
Texto incrível e informações valiosas para todos profissionais.
Que bom que gostou do nosso conteúdo Vitor.
Caso esteja procurando entrar nesse mercado, fique ligado em nosso linkedin para se candidatar nas vagas abertas!
Linkedin whido
https://www.linkedin.com/company/whidobr
Abraços!