O fato é que ter a opção de se fazer uma live profissional através do Instagram tem nos proporcionado diversos pontos positivos na hora de pensar em aumentar o engajamento e alcançar o público de forma dinâmica e até mesmo criativa.
Live profissional no Instagram – Qual a receita?
Uma live profissional, bem produzida, com conteúdo e boas imagens se tornou uma excelente alternativa para as empresas e o setor de entretenimento continuarem presentes no mercado.
Além disso, a transmissão ao vivo acabou ganhando espaço nas redes sociais como uma das principais maneiras de se conectar com pessoas, já que, mesmo depois das medidas de isolamento social terem acabado, as lives continuaram sendo um ponto forte e positivo dentro do mercado empresarial.
Para se ter uma ideia, estima-se que a produção de lives tenha crescido em média 70% durante a pandemia. A tendência veio para ficar, porém, para se destacar em meio tanto conteúdo ao vivo, é preciso investir sua atenção e cuidado para fazer uma transmissão com profissionalismo, pois erros ao vivo são difíceis de serem corrigidos.
É preciso entender as vantagens de fazer uma live profissional no Instagram
A ideia é ter a capacidade de entregar sua live no Instagram com uma qualidade elevada, algo que tenha um diferencial profissional, e não apenas algo básico, como o que se faz geralmente utilizando apenas um celular.
E o que significa uma live profissional?
É muito comum abrirmos o Instagram e nos deparamos pelo menos com alguma live, não importa mais o momento do dia. Apesar de elas serem mais frequentes na parte da noite, a live se tornou uma das estratégias mais utilizadas por influenciadores digitais, empresas, eventos esportivos, músicos e profissionais em geral.
Porém, existe uma diferença muito significativa entre uma live profissional e uma live caseira, onde apenas se conecta a internet utilizando a câmera do celular, sem ao menos um microfone para captação de áudio.
Em casos assim, é muito comum a conexão travar, não ter um roteiro prévio e o resultado pode ser desastroso.
Por isso, as empresas e profissionais autônomos que querem crescer hoje em dia e ter sucesso em redes sociais importantes, como o Instagram, precisam investir em uma live profissional, com produção, roteiro, cenário e equipamentos de qualidade.
Faça uma live profissional e se comunique com o seu público de maneira efetiva!
Defina um objetivo
Com certeza esse deverá ser o primeiro ponto para produzir uma live profissional no Instagram.
Por exemplo, vamos supor que você tenha uma empresa no ramo Esports e quer transmitir um campeonato de videogame. Além do entretenimento, parte principal desse tipo de transmissão ao vivo, as empresas do ramo aproveitam para divulgar promoções, fazer sorteios e até mesmo gerar leads para ações futuras de marketing. Por isso, é preciso estratégia para poder aproveitar a live da melhor maneira.
Estruture o roteiro
Não é fácil entrar ao vivo e se comunicar com milhares de pessoas, pode gerar nervosismo e tudo piora quando o apresentador ou pessoa à frente da live não tem um roteiro em mãos. Para fazer uma live profissional é essencial ter guia, o que um roteiro bem estruturado proporciona.
O roteiro deve conter os principais pontos da live, o que você quer comunicar, avisos importantes, informações, conteúdo mais estruturado, dicas, parte dedicada a perguntas e respostas e uma chamada para ação geralmente no final. Com isso, você faz uma live de qualidade, assertiva e gera bons frutos para o seu negócio.
Profissionais e equipamentos necessários
O carro chefe para se fazer uma live profissional no Instagram são os equipamentos e profissionais envolvidos na captura de imagem e conexão de internet.
Os equipamentos adequados irão gerar imagens e sons de qualidade, tornando sua live mais profissional. Além disso, profissionais especializados em transmissão ao vivo conseguem contornar rapidamente os imprevistos. Eles vão se atentar à iluminação, podem dar dicas de como decorar o cenário, entre outros.
Cada tipo de live deve seguir os objetivos traçados lá no roteiro, podendo demandar equipamentos diferentes e até mesmo locações específicas.
Investir em live streaming profissional pode ser o diferencial que você precisava!
A live é uma forma de aproximar o público da sua marca ou empresa, bem como interagir respondendo comentários, abrindo espaço para perguntas e até mesmo convidando outras pessoas a participarem da live.
Assim, é uma ótima estratégia de divulgação e de marketing e pode tornar a conta muito mais ativa e engajada.
Dessa forma, o ideal é sempre utilizar os recursos existentes para facilitar a realização de uma live profissional no Instagram e obter resultados de alta qualidade.
Quanto melhor for a qualidade da imagem e do áudio, mais atenta às pessoas que estiverem assistindo ficarão, pois não haverá distração com ruídos, falhas de imagem ou congelamento.
Mas tem alguma receita?
Na verdade, sim. Para se ter bons resultados, não tem saída, a necessidade de um certo nível técnico acaba se tornando um requisito básico e isso nem sempre é fácil.
A Whido traz para você três “ingredientes” – ops – quis dizer “ferramentas”, que podem ajudar a fazer uma live profissional no Instagram com mais qualidade, praticidade e segurança. Queremos te auxiliar nesse processo de captar e engajar um número maior de pessoas para a sua empresa ou produto.
Principais ferramentas para melhorar sua live profissional no Instagram
Para fazer uma boa live no Instagram é necessário ter alguns cuidados para que o nível de qualidade seja alto, pois a qualidade de imagem e som, bem como da conexão da internet, são questões que merecem atenção.
Dentro disso, existem algumas ferramentas que melhoram o desempenho de uma live e que conseguem elevar a qualidade técnica para entregar um conteúdo com maior qualidade e aperfeiçoamento às pessoas que estão assistindo.
O primeiro ponto a ser pensado: Iluminação
A iluminação é um dos principais pontos que devem ser priorizados em uma live profissional no Instagram, pois a imagem precisa ser clara e bem iluminada para que seja de boa qualidade. Para isso, o uso de refletores e ferramentas de iluminação, como o Ring Light, permite que o público visualize todos os detalhes, sem sombras ou pontos mal iluminados.
Sua voz sendo ouvida de forma clara e sem falhas: Microfone
Outra ferramenta que é preciso para realizar uma live em um nível mais profissional e adequado é o microfone. Além da imagem precisar ser bem iluminada, é fundamental que o público escute com clareza e perfeição tudo que for falado na sua live.
Para isso, existem diversos tipos de microfones, desde menores e mais compactos, até os maiores e mais completos, a depender de sua necessidade.
Caso precise de algum auxílio nisso, nossa equipe está preparada para lhe ajudar nos projetos mais complexos.
Qual a impressão que você quer causar na sua live? O uso de filtros pode ser uma ótima estratégia.
Nem sempre o cenário ou a pessoa que está realizando a live consegue aperfeiçoar detalhes como cor do cenário, maquiagem e demais questões que ajudam a melhorar a qualidade da imagem como um todo.
Para melhorar o aspecto do vídeo, uma opção é utilizar filtros na live do Instagram para que alguns retoques sejam feitos e a imagem fique ainda melhor e mais profissional, com melhor harmonização de luzes e disfarce de pequenas imperfeições.
E vem a dúvida: Comprar ou locar essas ferramentas?
Nesse cenário, nem sempre investir o capital da empresa na compra de equipamentos para fazer sua transmissão ao vivo, pode ser um ponto favorável, na grande maioria das vezes pode ser um custo elevado desnecessário. Isso porque, após a conclusão do projeto, muitos desses materiais podem ficar em total desuso.
Diante dessa realidade, a locação de equipamentos tornou-se uma saída viável, que une produtos de qualidade e excelente custo-benefício. Mas como definir os materiais a serem alugados?
- Faça um levantamento de gastos;
- Avalie o tempo de execução do seu projeto;
- Liste os materiais indispensáveis.
Seguindo esse passo a passo será possível projetar quais serão necessários em cada etapa e o período em que eles serão utilizados.
Nesse ponto a Whido pode te ajudar! Temos vários equipamentos de excelente qualidade disponíveis para locação. Ainda está em dúvida se a locação de equipamentos vale a pena? Não tem problema, fale conosco!