Conheça a

Dicas para escolha de cenários

O seu cenário chama a atenção? Colocar seu programa em um bom cenário é um dos pontos mais importantes para se ter sucesso na transmissão dos seus conteúdos.

1. O seu roteiro é o seu ponto de partida

Pense na transmissão que deseja criar, e na impressão que você quer causar. Comece tendo seu roteiro pronto, isso já é um salto para ajudar a pensar no cenário.

Com o roteiro em mãos, você irá conseguir idealizar de forma mais clara a sua proposta de cenário.

2. Iluminação e cenário, o casamento perfeito!

Com a iluminação certa, você pode dar para a sua transmissão uma aparência profissional e tornar seu conteúdo ainda mais relevante e interessante.

No nosso texto sobre Iluminação, damos dicas incríveis para você que está iniciando essa trajetória de transmissão agora.

3. Um cenário bem projetado é um ponto necessário para atrair seu público

Pense na estética do ambiente, ao falar em estética pensamos logo em algo bonito ou feito apenas essas duas opções de raciocínio.

Estética nesse conceito é entender qual objetivo desejamos alcançar dentro de nossas produções e parte disso montar cenário que está compatível com o planejado no roteiro que criamos.

4. O seu cenário reflete seu conteúdo?

Devemos pensar no local em que iremos gravar ou transmitir o conteúdo. O local deve seguir o mesmo significado do tema que escolhemos, assim a audiência sentirá uma harmonia ao assistir o conteúdo, a partir dele que iremos definir todos os outros elementos.

Para não errar na escolha, o ideal é ter um ambiente com total controle sobre o áudio e iluminação como deveria ser um estúdio, porém, por outro lado isso significa muitas vezes um elevado custo de produção, afinal estúdios costumam ser uma caixa onde tudo precisa ser construído do zero. Leve em consideração que você terá flexibilidade de mudar o ambiente caso seja necessário.

Agora que você entendeu que o primeiro ponto que devemos definir é o conceito da estética que desejamos transmitir e logo após isso, é a escolha do local, agora é só alinhar o que desejamos transmitir com o orçamento que temos para o nosso projeto.

Portanto, um bom meio termo é procurar uma estrutura já pronta, que comunique a ideia que você tem em mente com certeza o custo-benefício será muito mais atrativo.

Fique atento na hora de encontrar o local para a sua transmissão

Durante sua visita técnica se atente quais serão os desafios que o seu time terá em controlar o áudio e a luz desse espaço. Não esqueça também sobre todas as questões de logísticas que utilizar um prédio, uma casa, ou ambiente externo envolvem.

Para quem está começando pode ser um verdadeiro caos as suas primeiras gravações ou transmissões, portanto faça uma lista de todos os elementos de risco antes de mobilizar sua equipe. Planejamento é o ponto central que garante tranquilidade durante as produções audiovisuais.

Definido o local e o tema, independente se está em um estúdio ou em um ambiente aberto, identifique quais objetos devem ser inseridos ou removidos de cena.

Muitas vezes, mesmo para operações pequenas é válido ter um profissional de direção artística ou até mesmo alguém que entenda o básico de decoração de ambientes para chegar em algo que seja natural aos olhos e não tire atenção do que realmente deveria ser o foco na sua gravação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *