As melhores formas de promover entretenimento digital e criar conteúdo

Na atualidade, promover o entretenimento digital é primordial para conquistar mais clientes e oferecer uma experiência relevante aos seus consumidores.

Você faz postagens nas redes sociais, publica textos no blog da sua empresa, mesmo assim não está tendo o retorno esperado? Não se desespere. Você apenas precisa obter e organizar melhor algumas informações e ações para se planejar adequadamente e, assim, conseguir se destacar entre seus concorrentes.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas essenciais para potencializar suas estratégias. Confira agora!

Entretenimento digital

O entretenimento digital é acessado por diversas plataformas móveis e por vários formatos de conteúdo. O que vai definir seu destaque dentro da concorrência é como você irá usá-los a seu favor.

A forma como o entretenimento é consumido sempre está em processo de mudanças e as pessoas não param de usar o conteúdo de entretenimento, pelo contrário, elas estão também pesquisando e utilizando outras plataformas, assim como novas ferramentas. É uma busca incansável do que há de mais novo e atrativo no mercado.

Planeje uma pesquisa de personalidade do cliente

Você conhece bem seus clientes principais? Você tem uma ideia dos tipos de clientes que gostaria de alcançar, mas com os quais ainda não se conectou com tanta força? A pesquisa da persona do cliente pode ser um de seus investimentos de marketing mais valiosos.

Uma pesquisa eficaz de usuário pode fornecer a você uma melhor compreensão dos desejos e necessidades do seu público-alvo, pois ajuda sua equipe de marketing a desenvolver um conteúdo que seja mais preciso e direcionado aos seus interesses e objetivos do seu nicho.

Questionários, pesquisas, testes de usabilidade e testes A / B podem fornecer informações valiosas sobre seus público-alvo. Desenvolva várias personas de clientes usando os dados que você reuniu ao longo do tempo para determinar quem são seus melhores clientes, como eles passam o tempo online e as melhores maneiras de alcançá-los com campanhas eficazes.

Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar na sua estratégia de entretenimento digital

O Marketing de Conteúdo faz parte de uma das diversas ações do Inbound Marketing, uma estratégia voltada para o engajamento da empresa com o seu público-alvo. Isso acontece por meio da criação de um conteúdo que seja suficientemente relevante, a fim de manter os clientes já conquistados e atrair e fidelizar novos, gerando mais negócios.

O marketing de conteúdo serve para: aumentar a visibilidade da sua marca na internet; aumentar sua interação com o público; nutrir leads; reduzir ao máximo o custo com a aquisição de clientes; conquistar a confiança do público; atrair possíveis divulgadores para a sua marca; melhorar o pós-venda.

Para que tudo isso ocorra em consonância, o primeiro passo a dar é criar algumas estratégias para que o marketing de conteúdo aconteça de maneira efetiva:

1. Planejamento

Devemos especificar o quê, por quê, para quê, para quem, como, onde e quando determinada ação será feita e definir quais pessoas serão responsáveis por cada uma delas.

2. Persona

A partir da primeira etapa definida, parte-se para a elaboração de personas. Com essa delimitação, é possível direcionar melhor as suas postagens e criar conteúdo que façam mais sentido para quem vai recebê-lo. Vale salientar que a persona nada tem a ver com o público-alvo. Personas são representações fictícias do modelo de cliente que queremos alcançar (perfil completo e detalhado de um indivíduo – formação, gostos, costumes etc.). Já o público-alvo corresponde a uma parcela da sociedade consumidora, é a quem o serviço da sua empresa é direcionado (pessoas com o mesmo grau de escolaridade, gênero, profissões, interesses, idades etc.).

3. Criação de conteúdo

Os conteúdos podem ser criados para vários formatos, como e-books, blogs, e-mail marketing, posts etc., desde que estejam de acordo com o seu público.

4. Distribuição de conteúdo

Definir todos os canais onde os conteúdos serão publicados, considerando o perfil da sua persona e do seu público.

5. Métrica

É essencial a utilização de métricas para mensurar os resultados obtidos a partir das publicações e conseguir analisar quais ações foram bem sucedidas e quais precisam de ajustes ou até mesmo serem descartadas.

É através das métricas que você consegue medir a efetividade de todas as ações de Marketing de Conteúdo e traçar estratégias para produzir conteúdo cada vez mais assertivo.

Expanda seu conteúdo para novas plataformas

Atualmente é preciso ter perfil em diferentes redes sociais para se manter sempre em contato com o seu público. O ideal é estar em todas as redes, no entanto, não adianta estar em todas e não conseguir gerenciá-las ou mantê-las atualizadas, portanto pesquise quais redes sociais fazem mais sentido para se conectar com o seu público e foque nelas.

É importante determinar onde seus clientes gastam seu tempo usando as redes sociais, quais plataformas são mais atraentes para eles, e passar algum tempo desenvolvendo perfis de clientes.

Esse é outro motivo pelo qual a pesquisa completa do usuário é uma ferramenta tão eficaz para a formulação de estratégias para promover seu entretenimento digital.
O Instagram, por exemplo, é um espaço ideal para exibir novos produtos e fazer upload de trechos de conteúdo de vídeo. Ou seja, essa rede é excelente para conteúdos visuais. Já o Twitter é o lugar certo para obter as histórias mais interessantes e as últimas atualizações de notícias.

Aumente a autoridade de sua marca

O seu público sabe que pode confiar em você para obter as últimas novidades do setor? Eles comentam regularmente nas postagens do seu blog para dizer o quão informativos e valiosos seus conteúdos são?

A autoridade da marca aumenta à medida que você se conecta mais profundamente com seu público. Ao fornecer consistentemente ao seu público conteúdo relevante e provar que sabe do que está falando, você constrói autoridade naturalmente.

Invista na criação de conteúdo de vídeo no entretenimento digital

O conteúdo de vídeo possui um potencial incrível para praticamente qualquer marca. Vídeos instrutivos, demonstrações de produtos, entrevistas e amostras de bastidores de produção são as principais possibilidades.

O conteúdo de vídeo também é altamente compartilhável, então essa pode ser uma ótima maneira de promover entretenimento digital nas redes sociais.
As transmissões ao vivo nas redes sociais também são uma ótima opção e fazem com que as empresas tenham uma maior aproximação com os seus clientes.

Invista em gamificação

A indústria de jogos tem ganhado cada vez mais visibilidade e a cada dia aumenta seu alcance e público. Investir em estratégias de gamificação, que estimulam, educam e entretêm, ajudam a melhorar o engajamento por meio de atividades lúdicas e divertidas.

Inovação no entretenimento digital

A inovação será sempre uma conquista de novos clientes, mostra que sua empresa está atenta a todas novas possibilidades, gerando sempre a curiosidade do que vai acontecer logo em seguida. Arriscar no novo é estar sempre um passo à frente.

E para te ajudar ainda mais, segue essa lista com dicas para criar conteúdos de entretenimento digital eficientes:

  1. Tenha seus objetivos bem claros;
  2. Defina a persona que você quer atrair;
  3. Defina os tópicos que serão abordados para que a persona em questão seja atraída;
  4. Monte um “esqueleto” do seu texto estruturando-o adequadamente;
  5. Escreva de acordo com o que foi previamente estruturado;
  6. Crie um título e uma chamada atraentes;
  7. Conquiste o seu leitor logo no primeiro parágrafo;
  8. Use técnicas de SEO em seus textos;
  9. Encerre com CTAs chamativas;
  10. Adicione imagens que despertem o interesse: Postagens ilustradas rendem 94% mais visualizações;
  11. Faça postagens para cada rede social;
  12. Revise todo o conteúdo a fim de melhorá-lo ou corrigir possíveis erros de português;
  13. Crie um calendário editorial a fim de organizar a sua produção e publicação;
  14. Publique ou agende a sua postagem;
  15. Produza conteúdo com frequência;
  16. Acompanhe diariamente as métricas.

Aplicando essas estratégias e dicas ao seu negócio é possível alcançar ótimos resultados para a sua marca.

Fique atento ao nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdos como esse e qualquer dúvida entre em contato com a gente.

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