Conheça a

As melhores dicas sobre enquadramento para iniciantes

Entender o enquadramento é uma das coisas mais importantes na cinematografia, afinal, poder vislumbrar uma imagem bem focada e enquadrada de forma correta fará uma total diferença no final do seu vídeo ou do seu projeto.

Nesse texto iremos trazer algumas dicas para iniciantes no audiovisual. E, falaremos um pouco sobre a importância de entender como enquadrar bem pessoas ou objetos de cena. 

O enquadramento neste contexto depende de três elementos: plano, altura e ângulo. Quando pensamos em nível, é quando estamos falando da distância entre o sujeito e a câmera, e para simplificar, conhecemos os três tipos mais básicos da indústria: plano aberto, plano médio, plano fechado. 

  • Plano aberto – Considerando que a câmera usa uma lente padrão em um plano aberto, a câmera é posicionada longe do assunto para ocupar uma pequena parte da paisagem. Sua principal característica vem da função de passar ao espectador referência geográfica. Podendo captar, por exemplo, praias, montanhas.
  • Plano médio – O plano médio, que por sua vez está um pouco mais próximo da câmera para ocupar uma parte significativa do ambiente, é utilizado para estabelecer a relação temática entre o personagem e o espaço. Se repararmos as diferenças dos enquadramentos em cada processo, podemos notar que, à medida que aproximamos a câmera do personagem, diminuímos o espaço de fundo e aumentamos a proporção do personagem no campo visual, que nos leva a diminuir gradativamente o espaço em segundo plano e repassamos a sua atenção para o personagem em primeiro plano.
  • Plano fechado – E finalmente, o plano fechado, onde a câmera está bem próxima, ocupando uma parte muito grande do espaço, que é utilizada principalmente para captar as expressões do personagem. 

E, quando falamos em enquadramento, ainda podemos citar as panorâmicas: Panorâmica horizontal e panorâmica vertical. 

  • Panorâmica horizontal – Consiste em fazer o deslocamento lateral da câmera em torno do próprio eixo. A panorâmica horizontal permite, em um único e breve movimento, revelar toda a dimensão da imagem.
  • Panorâmica vertical – A panorâmica vertical é bastante utilizada para mostrar a altura de algo, como por exemplo, evidenciar a altura de um grande prédio, captar algo que se desloque verticalmente, um elevador, um foguete e permitir a ampliação do campo visual.

Numa fotografia, o enquadramento determinado no momento do clic dura para sempre. Um plano fechado será sempre fechado. Um aberto, sempre aberto. Num enquadramento para uma filmagem não é assim.

Um dos componentes mais importantes de uma filmagem é o movimento, que por muitas vezes acontece dentro do quadro, onde pessoas e coisas se deslocam ou utilizando simplesmente o deslocamento da própria câmera.

Os movimentos podem estar combinados dentro de um roteiro específico, onde o enquadramento pode ir mudando de acordo com a necessidade de cada cena ou momento, gerando alterações interessantes de enquadramento, permitindo que você possa filmá-lo melhor, criando assim sua narrativa.

Esse texto te ajudou? Quer saber mais sobre enquadramento? Deixe seus comentários e sugestões para novos textos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *