Conheça a

Cases Whido

M6 World Championship: O mundial de Mobile Legends

Time Whido em operação de switcher no M6 World Championchip

O M6 World Championship é o principal torneio mundial do jogo Mobile Legends: Bang Bang, realizado pela Moonton.

É a Copa do Mundo dos fãs de MLBB, reunindo as melhores equipes de todo o globo para uma disputa pelo título de campeão mundial.

 O numeral presente no nome da competição corresponde ao número da edição que está sendo realizada, que neste ano chegou a sua sexta edição.

Onde aconteceu o M6 World Championship?

Em 2024 o evento aconteceu na Malásia, mais especificamente em Kuala Lumpur, capital do país. A escolha do país não foi por acaso, já que a Malásia possui uma grande comunidade de jogadores de Mobile Legends e sediou o primeiro campeonato mundial do jogo em 2019.

Times participantes e representantes latino-americanos

A sexta edição do campeonato contou com a participação das 16 melhores equipes classificadas nos torneios regionais, provenientes de diversos países e continentes.

Os times Maycam Evolve (ARG), e a RRQ Akira (BR) foram os representantes da América Latina na competição.

As vagas para o mundial foram disputadas no torneio MPL Latam, principal torneio de Mobile Legends: Bang Bang na América Latina.

A temporada regular latam aconteceu entre agosto e setembro, enquanto os playoffs ocorreram no decorrer de setembro e outubro.

A grande final do torneio latino-americano foi aberta ao público e aconteceu no dia 13 de outubro, na Monster Energy Arena da BGS 2024 em São Paulo (SP). 

A equipe argentina Maycam Evolve fez história ao vencer a atual campeã até então, RRQ Akira, com um placar categórico de 4 a 0.

O resultado garantiu ao time argentino uma vaga direta para a fase suíça do M6 World Championship. Essa foi a primeira vez que uma equipe não brasileira conquistou uma MPL LATAM.

Apesar da derrota, a equipe brasileira RRQ Akira garantiu a segunda vaga para disputar o mundial no Wild Card.

As etapas do campeonato

O campeonato é dividido em três etapas:

  • Wild Card: as 8 equipes que ficaram em 2º lugar nos regionais disputaram uma vaga para o Formato Suíço. 
  • Fase Suíca: o formato suíço de classificação rumo a fase eliminatória, foi o mesmo utilizado pela MPL LATAM S2. Nesse formato, as equipes que conquistam três vitórias avançam para a fase eliminatória, e as que acumulam três derrotas são eliminadas da competição. 
  • Fase Eliminatória: As quatro equipes classificadas na fase suíça se enfrentam em um formato de eliminatória direta, onde uma única derrota significa a eliminação do campeonato.
  • Grande Final: A grande final é a partida mais aguardada do campeonato, onde as duas melhores equipes se enfrentam para decidir o campeão mundial.

Como foram as classificações?

O campeonato mundial de Mobile Legends: Bang Bang chega a sexta edição com grandes novidades.

A competição teve início com a fase do Wild Card, no dia 21 de novembro, e contou com a participação de 8 equipes de diferentes nacionalidades, divididas em dois grupos de quatro, disputando séries melhor de 3 entre si.

As equipes vencedoras de cada grupo se enfrentaram em uma final do Wild Card, numa série melhor de 5, e a vencedora garantiu a vaga para a fase suíça da competição, que iniciou no dia 28 de novembro e se estendeu até o dia 5 de dezembro.

Para a fase suíça, a princípio se tem um sorteio para definir os primeiros confrontos e a partir daí, os chaveamentos subsequentes emparelham times com os mesmos números de vitórias e derrotas.

Isto é, na segunda rodada os times que venceram a primeira se enfrentam entre si, os que perderam se enfrentam entre eles e assim por diante.

Os confrontos iniciam em séries melhor de 1, enquanto as partidas decisivas de classificação ou eliminação são definidas em séries melhor de 3.

A fase suíça se dá dessa forma até que hajam os times eliminados, com 3 derrotas e os classificados, com 3 vitórias.

A fase eliminatória do M6 World Championship trará de volta a chave inferior, garantindo maior emoção na competição. No entanto, o número de equipes classificadas para essa etapa continuará sendo oito. 

Com a adição da chave inferior, os playoffs se tornam um formato de dupla eliminação. Ou seja, as equipes só são eliminadas após perderem dois confrontos.

Por fim, a exceção a regra é a grande final, na qual os vencedores finais da chave superior e inferior se enfrentam em um confronto para descobrir o grande campeão.

Transmissão BR x LATAM na Whido

O M6 World Championship aconteceu na Malásia, mas a transmissão ao vivo desse evento para o todo o Brasil e América Latina ficou por conta da Whido!

O evento contou com uma audiência global, e a Whido foi responsável por levar toda a emoção e adrenalina da competição para o continente latino-americano.

Superando barreiras linguísticas

Considerando a diversidade cultural da América Latina, a Whido implementou como solução para atender a todos os públicos, duas transmissões simultâneas : uma em português (PT-BR), e outra em  espanhol (ES). 

E de fato, a estratégia permitiu que fãs de diferentes países pudessem acompanhar o evento em sua língua nativa, sem qualquer barreira de comunicação.

Popularidade de talentos como estratégia de transmissão

Para enriquecer ainda mais a experiência do público, a transmissão contou com a participação de uma variedade de talentos populares da comunidade MLBB.

Os talentos Banemlwp, Zekron, Henrique CB e Yuno, ficaram responsáveis pela transmissão em português, enquanto os talentos Beastboy, Lizardqueen, Milita e Rowem prestigiaram a transmissão em espanhol. 

A combinação de conhecimento técnico e carisma desses profissionais garantiu narrações e comentários informativos e divertidos.

Certamente, a simpatia dos casters e talentos cativou o engajamento e retenção da audiência, já que os horários de transmissão ocorreram entre as 3h da madrugada e 11h da manhã, em função do fuso horário da Malásia.

Uma operação complexa, executada com maestria

A fim de garantir uma experiência satisfatória aos espectadores, a Whido mobilizou uma equipe completa e especializada para compor os times de switcher, controle de qualidade (QA), produção e cenografia.

Através da cooperação entre esses profissionais, garantimos transmissões de alta qualidade em diversas plataformas como YouTube, TikTok, Facebook e Twitch.

O desafio de uma transmissão simultânea

Transmitir um evento de grande porte em duas línguas simultaneamente exige um planejamento meticuloso e uma infraestrutura personalizada.

Dessa forma, adaptamos nosso espaço para atender a dois cenários igualmente customizados, duas cabines de narração e toda a estrutura de áudio e vídeo necessária.

Estratégias cenográficas de solução

Adaptar e gerir dois cenários no mesmo ambiente com transmissão simultânea trouxe uma complexidade maior a execução do projeto.

A variação linguística entre os países da américa latina exigiu uma solução precisa e criativa para a realização de transmissões em português e espanhol simultaneamente.

Com o intuito de atender a demanda do cliente, um trabalho colaborativo entre as equipes de arquitetura e soluções da Whido foi realizado.

Essa colaboração permitiu a criação de um ambiente capaz de acomodar dois cenários, cada um com sua própria cabine de narração, sem que o áudio de um interferisse no outro.

Aliada ao uso de softwares de modelagem 3D, nossa equipe analisou as diversas possibilidades de organização disponíveis no espaço para que as transmissões funcionassem de maneira ergonômica e eficiente.

Esse processo foi fundamental para a tomada de decisão na disposição e divisão dos espaços em um único ambiente.

Tratamento acústico: a chave para o sucesso

O isolamento acústico foi um dos maiores desafios desse projeto. A necessidade de garantir a qualidade do áudio em ambas as transmissões exigiu uma atenção rigorosa ao detalhamento estrutural, bem como a seleção de materiais e tecnologias específicas para absorver e isolar o som.

Para superar esse desafio, nossa equipe adotou as seguintes estratégias:

  • Construção de cabines acústicas: Desenvolvemos cabines de narração com tratamento acústico avançado, utilizando materiais de alta densidade e sistemas de isolamento acústico.
  • Parede acústica entre os cenários: A fim de isolar os ruídos durante as transmissões, construímos uma parede com tratamento acústico igual ao das cabines de narração entre os cenários
  • Monitoramento constante do áudio: Implementamos um sistema de monitoramento em tempo real para identificar e corrigir qualquer interferência de áudio entre os cenários.
  • Teste rigoroso: Realizamos testes extensivos antes de cada transmissão para garantir que todos os equipamentos estivessem funcionando corretamente e que o isolamento acústico fosse eficaz.

Soluções personalizadas para cada cliente

A transmissão do M6 World Championship para a América Latina representou um marco para a Whido, impulsionando-nos a superar novos desafios e consolidar nossa posição como líder em transmissões ao vivo em multicanais.

Em virtude de um trabalho dedicado de nossa equipe, uma transmissão de alta complexidade foi entregue com êxito, comprovando a capacidade dos nossos profissionais em oferecer soluções personalizadas para cada cliente.

Além disso, a transmissão em duas línguas de forma simultânea (português e espanhol) nos permitiu aprimorar nossas capacidades técnicas e soluções criativas.

Ao permitir que o público acompanhasse o evento em sua língua nativa, a Whido enriqueceu a experiência dos espectadores e consolidou sua reputação como uma empresa capaz de superar desafios complexos e entregar resultados excepcionais